Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Karl Marx e Engels!

Uma idéia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas. [Karl Marx]

Sempre admirei esse “Cara”, até hoje ainda fico intrigada como ele, alguém que era de classe média alta, boa formação, com um futuro “brilhante” pela frente preocupou-se tanto com a causa operária da sua época. Marx não foi apenas um revolucionário, foi alguém que soube distinguir entre o justo e o injusto, e defendeu como ninguém mais o fez, a causa dos menos desfavorecidos. 
Karl Heinrich Marx nasceu na Alemanha, em 05 de maio de 1818, numa família de classe média, sendo seu pai um advogado bem conceituado.
Um fato ocorrido durante os seus 17 anos, no ginásio da cidade onde nasceu, Tréves, demonstra o que seria a vida futura do jovem Marx. Seu professor mandou-o dissertar sobre o tema: ‘Reflexões de um jovem a propósito de escolha de uma profissão’.
“Em sua dissertação, Karl desenvolveu duas idéias que deveriam acompanhá-lo por toda a vida. A primeira era a idéia de o homem feliz é aquele que faz os outros felizes; a melhor profissão, portanto, deve ser a que proporciona ao homem a oportunidade de trabalhar pela felicidade do maior número de pessoas, isto é, pela humanidade. A segunda era a idéia de que existem sempre obstáculos e dificuldades que fazem com que a vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-la.
Marx juntamente com seu amigo Friedrich Engels, construiu um conjunto de conceitos teóricos, que foram denominados marxismo ou materialismo histórico. Todos os movimentos revolucionários foram derrotados, Marx foi expulso da Alemanha, e posteriormente, da França, fixando residência em Londres, onde ficou até o fim da sua vida. Marx escrevia artigos sobre política exterior, e o seu amigo Engels o ajudava nos momentos difíceis.
Este sistema de pensamento continua tendo influência decisiva em vários campos do conhecimento, da Filosofia, Economia, Política e História. Seus vastos estudos auxiliam a compreensão do funcionamento da sociedade e seus problemas. Marx e seu amigo Engels procuraram estudar a sociedade capitalista, tendo como objetivo dotar a classe trabalhadora de uma análise da sociedade de seu tempo.
Marx foi o primeiro pensador a romper com uma longa tradição de pensadores que se inclinaram para o lado dos senhores, os capitalistas. Não se sabe os motivos que o levaram a lutar pela classe operária, sendo ele um homem intelectual, culto e de família rica.
O pensamento marxista procura colocar em evidência os antagonismos e contradições do capitalismo, considerava que não se pode pensar a relação indivíduo e sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais.
Marx faleceu em 14 de março de 1883.
 Algumas das Obras de Marx:
  • O 18 Brumário de Louis Bonaparte, 1552.
Este trabalho foi escrito com base no período de 1848-1851. É neste trabalho que vamos encontrar os diversos assuntos discutidos em nosso estudo, como as teses fundamentais do materialismo histórico e dialético.
O que significa 18 Brumário? Vamos entender o significado deste título: “18 Brumário de Louis Bonaparte”. Significa o calendário revolucionário francês, ou seja, dia 18 do mês de Brumário do ano IV. Traduzindo, significa dizer o golpe, em que Louis Bonaparte se instala no poder, de acordo com o calendário gregoriano, ocorreu em 09 de novembro de 1799. É neste período que a burguesia se torna fortalecida economicamente.

  • Contribuição à crítica da economia política, 1857.
É nesta obra que se encontra de forma precisa a aplicação do método histórico e dialético, que se tornará um instrumento metodológico do estudo da economia política.

  • O Capital, 1867.
O Capital é a grande obra da Marx. Muitos pensadores entendem que é através desta obra que se origina o pensamento socialista marxista.
Alguns temas importantes:
- Mercadoria e dinheiro;
- Produção de mais-valia absoluta e de mais-valia relativa;
- Outros...
Dos dois autores: Marx e Engels

  • O Manifesto Comunista, 1848.
Nele está contida a visão Marxista do Capitalismo e do papel da classe operário na história, construída a partir das concepções que influenciaram o movimento operário da época.

  • A Ideologia Alemã (1843-1846).
A Ideologia alemã (no original alemão: Die Deutsche Ideologie) é o primeiro livro escrito em parceria por Marx e Engels (mas não o primeiro a ser publicado em parceria). É considerado como um dos mais importantes livros escritos por estes dois autores e marca uma fase intelectual mais avançada de Marx, além do rompimento dele com o chamado hegelianismo de esquerda. O objetivo fundamental da obra é fazer uma crítica aos “jovens hegelianos”, principalmente os filósofos Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner (que dão títulos aos primeiros capítulos do livro), como produtores de uma ideologia alemã conservadora, apesar de se autodenominarem teóricos revolucionários.

  • Karl Marx e a Religião.
Marx faz uma crítica à religião da época, que reafirmava a ideologia do sistema que oprimia o povo. A religião da época afirmava que os nobres eram nobres pela vontade soberana de Deus, e os pobres e miseráveis pelo mesmo motivo, mas depois eles, os pobres, iriam morar no céu. Os ricos eram a classe privilegiada por Deus.
Marx diz que o homem é quem faz a religião. “A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espírito. É o ópio do povo”. Religião de acordo com sua concepção seria como uma droga que faz os fiéis esquecerem os problemas e não terem consciência da exploração a que são submetidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário